São Francisco de Assis
Querida Família de Nossa Senhora do Brasil,
O grande São Francisco de Assis se destaca pelo desprendimento absoluto. A sua leveza de ser e de viver sempre surpreendeu e encantou a muitos. A sua atualidade ultrapassa as fronteiros do tempo e dos credos. Por que? Certamente pelo seu caráter de independência e liberdade diante do desejo irresistível do ter, possuir, poder, etc. É esse modo de ser e de viver que o torna universalmente irmanado a toda criatura e à criação inteira; ele é o irmão universal e o verdadeiro guardião do jardim da natureza.
A propósito, Santo Agostinho aconselhava aos cristãos do seu tempo: “Procurai o suficiente, procurai o que basta. O resto é aflição, não alívio, esmaga, não levanta”. A verdadeira pobreza cristã é incompatível com o supérfluo, com o excessivo.
Peçamos ao Santo de Assis, com as palavras do Papa São João Paulo II diante do túmulo onde repousam as relíquias do Santo: “Tu que tanto aproximaste de Cristo a tua época, ajuda-nos a aproximar de Cristo a nossa, os nossos tempos difíceis e críticos. Ajuda-nos”.
Pela intercessão de São Francisco de Assis, abençoe-nos Deus, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.