O Papai Noel

O Papai Noel

Querida família de Nossa Senhora do Brasil, irmãos e irmãs em Cristo Salvador.

Hoje, quando se pensa no Natal, logo surge a figura de Papai Noel. O ponto central, porém, dessa grande festa é o Menino Jesus e não o simpático velhinho, carregado de presentes. Acredita-se que sua origem esteja ligada ao bispo São Nicolau, que viveu na Ásia Menor, na cidade de Mira, no século IV. Esse bispo era muito generoso e caridoso, sempre ajudava os necessitados e, na época do Natal, gostava de dar presentes especialmente para as crianças pobres, deixando-lhes presentes enquanto dormiam.

Em algumas regiões da Rússia, o povo tem outra versão para o bondoso velhinho: durante a Idade Média, após uma terrível peste que matou muita gente, deixando milhares de crianças órfãs, Noé – aquele que no relato da Bíblia construiu a grande arca e escapou do dilúvio – pediu a Deus permissão para vir à Terra trazer presentes àqueles órfãos, disfarçado numa roupa vermelha e botas pretas. Como era o período em que costumava cair muita neve, Papai Noel em sempre em seu treno, puxado por renas.

O verdadeiro simbolismo da figura de Papai Noel é, sem dúvida, a generosidade, o desprendimento e, mais ainda, a alegria de dar presentes para comemorar o Natal de Jesus.

Últimos Artigos

Faça um comentário