1º Encontro – ORAÇÃO – O que é a oração
1º Encontro – O que é a oração
No pensamento dos grandes mestres a humildade é o fundamento da oração.
Santa Teresinha a define assim: “A oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado ao céu, um grito de reconhecimento e amor, no meio da provação ou no meio da alegria”.
Uma das cenas mais esclarecedoras sobre a oração, na vida de Jesus aconteceu no encontro com a samaritana no poço de Jacó. É o Cristo que vem ao encontro do ser humano; é o primeiro a nos procurar e é ele que pede de beber. Faz um pedido humano, em vista de uma necessidade urgente que ele sente, a sede. Jesus é um homem como nós que, neste momento, tem sede e o seu pedido vem das profundezas de um Deus que nos deseja´, que deseja matar a nossa sede.
A nossa oração é sempre resposta de fé à promessa gratuita da salvação.
- A oração humana
A oração verdadeira não é meramente um exercício de nossa inteligência, fruto de nosso saber ou de nossos estudos, mas ela vem carregada de sentimentos e emoções que brotam no coração humano.
A partir da nova aliança inaugurada por Jesus Cristo, a oração é o relacionamento vivo dos filhos de Deus com seu Pai infinitamente bom, com seu Filho Jesus Cristo e com o Espírito Santo. É assim que ela nos foi revelada por Jesus.
Em diferentes ocasiões, os Evangelhos referem que Jesus ficava noites em oração ao Pai. Tratava-se de um diálogo amoroso de Jesus com o Pai. E, quando os apóstolos pediram que Jesus os ensinasse a rezar, Ele simplesmente ensinou a abrir o coração para o Pai, com as palavras que nós conhecemos hoje como sendo a oração do Pai Nosso.
- O homem chamado à oração
Deus ao criar do nada, chama todo o ser à existência. Existir é, pois, uma verdadeira vocação do homem. Chamado por Deus à existência, o homem, mesmo depois do pecado, e apesar do pecado, clama por Deus.
A história da humanidade nos revela que em todos os tempos, de modos diferentes, o homem continua na sua incansável busca de Deus.
Hoje, nós temos muita gente que faz questão de se apresentar autossuficiente diante de Deus e da Igreja, sem vivência cristã, sem oração e sem participação na vida sacramental da Igreja. Mas basta um primeiro revés, uma doença, acidente ou tragédia, para encontrarmos essas pessoas em desespero ou até mesmo em oração. É a busca de Deus, da explicação, do sentido para a vida. Porque Deus vivo e verdadeiro chama incessantemente cada pessoa ao encontro misterioso da oração.
Para responder em grupo:
- Como é que Santa Teresinha de Lisieux entende a oração?
- No encontro com a samaritana, quem começa o diálogo e quem é que faz o pedido de ajuda?
- O que era a oração na experiência concreta de Jesus, quando rezava ao Pai?
- Que tipo de oração é o Pai Nosso?
- Quando é que se percebe que o homem de hoje também está à procura de Deus?