7º Encontro – Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica
7º Encontro – Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica
Para compreender os laços íntimos e profundos entre Cristo e a sua Igreja, precisamos refletir um pouco sobre a teologia do Corpo Místico. Dessa reflexão, vamos destacar três pontos:
- A Igreja é um corpo – pelo sacramento do batismo, somos unidos ao Corpo de Cristo. Dentro deste Corpo, cada membro é diferente, como também sua função. Mas a unidade do Corpo Místico produz e estimula a caridade entre seus membros, a fim de vencer as divisões humanas.
- Cristo é a Cabeça deste corpo – cabeça é aquele que dirige, conduz e orienta o seu corpo. Cristo iniciou a sua Igreja e a governa através de seus representantes humanos. Mas, Ele é a Cabeça que provê o nosso crescimento espiritual, concedendo-nos os dons e os serviços pelos quais nos ajudamos mutuamente no caminho da salvação.
- A Igreja é a esposa de Cristo – o que quer dizer que Cristo está unido a sua Igreja, como o marido deve estar unido a sua esposa. Ele a associou a si por uma Aliança eterna.
- A Igreja é morada do Espírito Santo
O Espírito Santo está todo na Cabeça, todo no Corpo e em cada um de seus membros. Como a Igreja é formada por muitos cristãos, ela é por excelência o lugar da morada do Espírito Santo.
- A Igreja é una
Ao dizer que a Igreja é una, estamos afirmando que Cristo fundou um só povo, tem uma só esposa e tem um só Corpo. Todavia, a Igreja ser una não significa que seus membros são iguais, ou seja, uniformes em seu pensar e agir. Ser una significa ter a unidade no essencial, vivido na diversidade dos povos e culturas.
- A Igreja é santa
A Igreja é santa porque Cristo a santificou, unindo-a a si como seu Corpo, cumulando-a com os dons do Espírito Santo, para a glória de Deus. Mas a Igreja, enquanto formada por homens, é também pecadora, isto é, está sempre necessitada de penitência e renovação.
- A Igreja é católica
A palavra “católico” significa “universal”. Portanto, a Igreja é católica porque está em todo mundo, sob a grande coordenação de um Papa, em colegialidade com os bispos.
- A Igreja é apostólica
A Igreja é apostólica porque foi fundada sobre os apóstolos, testemunhas escolhidas e enviadas em missão pelo próprio Cristo. Ela conserva e transmite, com a ajuda do Espírito Santo, que nela habita, o ensinamento, as palavras ouvidas da boca dos apóstolos. E continua a ser ensinada, santificada e dirigidas pelos sucessores dos apóstolos, o colégio universal dos bispos em união com o Papa.
Para responder em grupo:
- O que significa dizer que “a Igreja é Corpo de Cristo” e “morada do Espírito Santo”?
- O que significa dizer que “a Igreja é una”?
- O que significa dizer que a Igreja é santa e pecadora?
- Quem é que pertence mesmo à Igreja católica?
- O que significa dizer que a Igreja foi fundada sobre os apóstolos?