Bom Pastor
Padre Antônio José de Moraes
O domingo do Bom Pastor, nos convoca a rezar pelos padres e pelas vocações sacerdotais e religiosas. É a oportunidade de responder à pergunta: o que é ser padre?
Ser padre é ensinar, aconselhar, ouvir, mas também administrar e animar uma comunidade. Mas não é só isso. Ser padre é primeiro assumir por toda a vida uma missão particular na Igreja e no mundo, responder de todo o coração a uma vocação, isto é, a um chamado de Deus para viver como discípulo e ministro de Jesus. Ser padre, enfim, é se entregar radicalmente, é fazer dom de sua vida por amor a Deus e de todos os homens, para divulgar Jesus e dar vida à sua Igreja. É renunciar a uma vida de família, a uma esposa, filhos, para, disponível plenamente, continuar a obra de Cristo no anúncio do Evangelho em palavras e atos.
O padre é o homem da Boa Nova, aquele que propaga o Evangelho no qual ele crê profundamente e que é para ele fonte de vida e a razão de ser de toda a sua existência. Ele é um homem da comunicação da Palavra que vem de Deus e da qual ele é testemunha, pois é chamado a formar, ensinar, instruir os fiéis de quem é responsável.
O padre, por fim, é aquele que está encarregado de presidir a Eucaristia e demais sacramentos, de animar uma comunidade, de guiá-la, de esclarecê-la sobre a sua identidade e missão. Ele trabalha em estreita comunhão com seu Bispo, contando com a colaboração dos leigos Portanto, sua vocação se faz com e para os homens e as mulheres de hoje, cristãos ou não, praticantes ou não… Porque aí se encontra sua missão e o sentido de sua vocação: tornar Jesus presente aos homens de hoje.