4º Encontro – Ressuscitou ao terceiro dia
4º Encontro – Ressuscitou ao terceiro dia
Este é o fato mais importante na história de nossa salvação: “ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde virá julgar os vivos e os mortos”.
Como provas do Cristo ressuscitado, tradicionalmente se evocam as diferentes cenas do sepulcro vazio, as aparições e o testemunho.
O sepulcro vazio
Todos os evangelistas narram cenas em que o sepulcro aparece vazio na madrugada do primeiro dia da semana, domingo. Em geral são as mulheres que se deparam com essa realidade. Todavia, o simples fato do sepulcro estar vazio não era um argumento muito convincente. Tanto que os discípulos de Emaús sabiam deste fato e mesmo assim retornavam a sua casa e desanimados.
As aparições
Jesus de fato apareceu, conforme lemos nos Evangelhos e são citadas por Paulo. É importante destacar que Ele não apareceu apenas a uma pessoa, que seria sugestionável, mas a várias pessoas, a grupos: todos O veem e O experimentam vivo.
Além disso, não apareceu somente aos amigos mais chegados, mas apareceu a um inimigo, Paulo de Tarso, perseguidor dos cristãos, que a partir desse encontro se converteu e se tornou o grande pregador do Evangelho.
O testemunho
A ressurreição é uma verdade de testemunho. Temos o testemunho de pessoas que O encontraram, fizeram a experiência do ressuscitado e transmitiram essa certeza. Viveram na convicção do Cristo vivo e ressuscitado e derramaram seu sangue em testemunho dessa verdade, são os mártires.
As palavras e obras de Jesus se tornaram importantes para os apóstolos, a partir da Ressurreição e da experiência do Pentecostes. Somente a partir daí é que eles começaram a refletir sobre tudo aquilo que Jesus fez e disse durante sua vida pública.
Na pregação oral dos apóstolos são referidas as palavras de Jesus e são apresentadas para comprovar que Ele, de fato, veio ao mundo para fazer a vontade do Pai, revelar o pensamento de Deus e salvar a humanidade.
Os milagres são narrados nos evangelhos para mostrar o poder de Jesus, a força divina que nele agia e levar os homens à conversão.
- Subiu ao céu, onde está sentado à direita de Deus Pai
O Cristo ressuscitado apareceu aos discípulos por algum tempo, antes de voltar para junto do Pai. Segundo a nossa linguagem: “está sentado à direita do Pai”, que significa a inauguração do Reino messiânico.
Antes de subir ao céu, o Cristo ressuscitado deixou-nos a certeza de que estará conosco todos os dias até o final dos tempos, como também nos deu a missão de anunciar o Evangelho a toda criatura e fazê-la discípula e batizá-la.
- Donde virá para julgar os vivos e os mortos
Jesus Cristo possui todo o poder nos céus e na terra. Acreditamos que Ele há de voltar para o julgamento final e definitivo dos vivos e dos mortos, mas não sabemos quando isso vai acontecer.
O Catecismo ensina que o Filho, em sua primeira vinda, não veio para julgar, mas para salvar e para dar a vida que está nele. Em sua segunda vinda, Ele julgará os atos que nós praticamos e a vida que nós vivemos. Ele, então, nos dará a recompensa que merecemos: viver na visão eterna de Deus ou longe dela para sempre.
Para responder em grupo:
- Quais são os três grandes argumentos da ressurreição? Qual destes lhe parece mais importante? Por que?
- Com que finalidade foram descritos os milagres de Jesus?
- Qual é a grande certeza e a missão que o Cristo ressuscitado nos deixou?
- Quando é que Cristo vai voltar e julgar os vivos e os mortos?
- Qual será o tema central do juízo final?